A Norte Energia, que opera a hidrelétrica de Belo Monte, recebeu o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras, um reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) a iniciativas de revitalização de bacias hidrográficas em todo o Brasil. A empresa foi contemplada por conta das ações de reflorestamento que desenvolve na Amazônia, alinhadas ao compromisso de proteção do rio Xingu, no Pará.
As empresas contempladas neste primeiro ano da condecoração abrangem diversas regiões do país. Dos 12 projetos selecionados, três são focados no bioma Amazônico, sendo o da Norte Energia o de maior valor, superior a R$ 250 milhões em investimentos. O Comitê Gestor responsável pelas escolhas é integrado por equipes do MDR e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Com o selo o MDR objetiva criar uma cultura de diretrizes sociais e ambientais a ser seguida como exemplo por empresas dos mais diversos setores, reforçando o interesse público pela preservação ambiental. Isso inclui o compartilhamento de boas práticas, a conscientização da sociedade e o engajamento de todos na preservação das águas brasileiras por meio da preservação das bacias hidrográficas.